A maioria das mulheres tem um encontro marcado com alguns sintomas pré-menstruais todos os meses. Os mais comuns são dores de cabeça, cólicas, dores nas pernas, nas costas e até mesmo tristeza, irritação e sensibilidade.
A intensidade desses sintomas varia muito de mulher para mulher – também têm aquelas que relatam que não sentem nada. Tudo depende do estilo de vida que cada uma leva.
Por isso, para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual é necessário adotar alguns hábitos, que podem começar com algumas atitudes simples; confira:
Alimentação e exercícios
A prática regular de exercícios físicos ajuda a aliviar os sintomas da TPM, assim como uma alimentação saudável. Durante esse período, a liberação de endorfina durante a prática de atividades físicas ajuda a levantar o astral; além disso, alimentos saudáveis ajudam a manter o equilíbrio do organismo.
Outra indicação é reduzir a ingestão de cafeína, sal, açúcar – sim, menos chocolates e doces em geral – e evitar excesso de bebidas alcoólicas durante o período menstrual.
Peça ajuda
Muitas vezes é difícil lidar com alguns sintomas, como tristeza e irritação, por isso é importante contar com a ajuda da família e do companheiro durante esse período. Abra o coração, peça ajuda e compreensão, isso ajuda a manter a calma e o bom humor.
Cuide-se
Nesse período, é normal ficar com um astral um pouco baixo, por isso é muito importante que tire um tempinho para se cuidar. Invista em sessões no cabeleireiro ou em uma bela massagem. Escolha roupas coloridas, que valorizem sua beleza – elas ajudam a levantar o astral.
Durma bem
Algumas mulheres podem ter insônia nesse período, por isso, para ter noites bem-dormidas, evite a ingestão de café e faça um ritual de relaxamento antes de dormir. Pode ser um banho quente, um chá e uma leitura agradável.
Terapias alternativas
Yoga, meditação e acupuntura são algumas opções que ajudam a relaxar e minimizar os efeitos da TPM, além de ajudarem em todos os outros momentos da vida.
Respeite seus limites
É importante se conhecer e respeitar seus limites. Atualmente as mulheres assumem muitos papéis, e na TPM o nervosismo e o estresse tendem a piorar. O ideal é encontrar o equilíbrio para uma vida mais leve e saudável sempre.