As compras do mês, no supermercado, podem representar uma grande fonte de economia. É na compra de mantimentos que gastamos boa parte do nosso salário; por isso, se prestarmos atenção na hora de comprar e com alguns truques, a economia no supermercado pode render uma reforma na casa, uma viagem ou, quem sabe, até um carro novo. Veja algumas dicas:
– Para começar, não vá ao supermercado sem uma lista de compras bem definida. Sem saber exatamente o que vamos comprar, podemos acabar esquecendo os itens necessários e comprando outros sem necessidade.
– A outra dica é diminuir o tempo de ida ao supermercado para uma vez na semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade da sua família.
– Conhecer os estabelecimentos e saber os dias de promoções de determinados departamentos também ajuda na escolha do dia de fazer as compras. Mas cuidado! Não compre tudo em só lugar, os supermercados costumam compensar os preços dos produtos em promoções em outros.
– Procure conhecer bem os produtos de sua preferência e os preços de cada um deles; dessa forma, saberá o que vale a pena ou não comprar.
– Produtos de marcas próprias costumam ser mais baratos; considere essa opção.
– Ao ver uma promoção ou uma condição especial de pagamento, verifique se há mesmo necessidade da compra, ou se está fazendo apenas pelo impulso.
– Hoje em dia, existem diversos aplicativos para dispositivos móveis que ajudam no planejamento e controle das compras. Alguns deles possuem a função de comparação de preços, colaboração entre os usuários sobre promoções e até envio da lista para alguém da família, por exemplo.
– Não vá às compras com pressa e, se possível, não leve as crianças. Comparar preços e fazer uma compra econômica exige atenção e disposição.