O dia a dia da gente, especialmente nas cidades grandes, é tão cheio de atividades e compromissos, que muitas vezes temos a sensação de estarmos sem energia alguma, tanto física quanto mental. Não é apenas sensação, é fato. Por isso, vamos indicar alimentos (chamados “funcionais”) para te ajudar a recuperar as energias e estar pronta para outra.
Frutas, legumes e verduras
De maneira geral, esses alimentos são muito bons para recuperar a energia, pois repõem os minerais e ajudam a hidratar o organismo, especialmente os ricos em potássio, como a banana, o tomate, a batata, o abacate, a acelga e o espinafre, o feijão, o mamão, entre outros.
Ervas e amêndoas
O guaraná é um excelente revigorante, pois auxilia o organismo a evitar a fadiga por conter boa quantidade de cafeína – além de ajudar a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras.
Estudos no Japão apontaram que a hortelã pode estimular a função cerebral, aumentando a concentração e o desempenho mental. Por isso, beba uma xícara de chá de hortelã para se refrescar e reanimar a mente.
A castanha-do-pará é uma ótima fonte de magnésio, que revigora e ajuda a desanuviar a mente confusa. Esta amêndoa também contém selênio, um antioxidante mineral. Então, sempre coma um punhado delas.
O gengibre é estimulante e pode substituir o café. Age na circulação sanguínea, favorecendo a irrigação cerebral. Ajuda a dar pique e também aumenta a imunidade.
Além dos alimentos funcionais
Além dos alimentos citados, boas doses de carboidratos (especialmente cereais integrais) e de proteínas irão te ajudar a recuperar a energia, especialmente física.
É claro que só os alimentos não vão te deixar com mais pique. Além de uma alimentação adequada é preciso ter noites bem-dormidas, fazer exercícios físicos regularmente, compartilhar a vida com amigos e familiares, desfrutar de atividades culturais e recreativas, e por aí vai.
Atenção para o seu cansaço
Existe o cansaço normal, por desgaste no dia a dia, e o cansaço que pode ser bem diferente disso, a ponto de deixar você realmente prostrada. Portanto, é sempre bom consultar seu médico.