Algumas vezes, ela chega a ser esquecida nos tratamentos de beleza, mas a verdade é que a esfoliação é parte fundamental para se ter uma pele bonita e saudável.
A principal função da esfoliação é a remoção de células mortas, o que promove a renovação da pele. Além disso, ela é responsável por limpar profundamente a pele, facilitando a penetração de cremes hidratantes, diminuindo a ocorrência de manchas e também o aparecimento de cravos e espinhas.
Muito bom, não é? Mas, apesar de todos os benefícios, para se ter os resultados desejados é importante respeitar um intervalo certo, para não agredir a pele. Para quem tem a pele mais oleosa, a esfoliação pode ser feita até duas vezes por semana; já para as peles secas ou mistas, fique apenas com uma vez na semana.
Métodos de esfoliação
A esfoliação deve ser feita sempre após a higienização e com a pele ainda úmida. Os movimentos devem ser circulares e suaves, para não machucar a pele. Após passar por todo o local a ser esfoliado, é só tirar o produto com água e secar com uma toalha macia.
Existem algumas receitas caseiras de esfoliação, mas o melhor é ter um produto próprio, que garanta que a pele receberá a quantidade certa de abrasivos, para não machucar.
Dentre os produtos disponíveis no mercado, escolha o específico para a parte do corpo que deseja esfoliar. Nunca use um esfoliante para o corpo no rosto, por exemplo.
Existem, inclusive, esfoliantes para objetivos específicos, como o Gel Esfoliante para Pelos Encravados, que promove a eliminação das células mortas, limpando e amaciando a pele. É importante ressaltar que a esfoliação frequente é uma grande aliada à prevenção e ao tratamento de pelos encravados.
Após a esfoliação, aproveite para hidratar bem a pele, pois ela fica mais propícia para receber os cosméticos – e lembre-se sempre de usar o protetor solar, principalmente após o procedimento de esfoliação.