Existem vários métodos para se livrar dos pelos indesejados, mas o importante é manter a pele sempre macia e bem cuidada. Conheça alguns tipos de depilação:
Este é o método mais prático e barato. Por não tirar os pelos pela raiz, há menos chance de encravá-los, mas eles reaparecem de um a dois dias.
Inicie o procedimento lavando a região com água morna e em seguida aplique uma espuma ou creme específicos para depilação com lâmina, aguardando em média três minutos para que os fios amoleçam. Para não causar dor e não agredir a pele, evite passar a lâmina no sentido contrário ao do crescimento dos pelos.
Depilação com cremes depilatórios
Os cremes depilatórios têm praticamente o mesmo efeito que as lâminas, já que também não eliminam a raiz do pelo. Mas, pela sua química, os pelos demoram mais a reaparecer, em média cinco dias.
Os cremes depilatórios combatem o ressecamento da pele, pois normalmente contêm hidratantes em suas formulações. Além disso, são práticos e indolores. Mas, para evitar reações indesejadas, é fundamental fazer o teste de sensibilidade antes de utilizar o produto. É muito importante que você siga à risca as recomendações do fabricante.
Um bom alerta é que, pelo composto químico ser forte, não são indicados para regiões íntimas – e também é preciso cuidado redobrado com peles sensíveis.
Depilação com ceras
É o método mais dolorido e tem mais chances de encravar os pelos, mas o resultado é mais duradouro, em média 20 dias.
As ceras frias doem mais porque são aplicadas na temperatura ambiente e não promovem a dilatação dos poros. Elas são mais indicadas para pessoas com tendência ao desenvolvimento de varizes.
Já as ceras quentes são as mais utilizadas pelas mulheres. Antes da aplicação, a pele deve estar completamente limpa e livre de resíduos como óleos e hidratantes. Ao aplicar, deve-se ter cuidado com a temperatura adequada da cera.
Veja mais algumas dicas:
• Se a depilação for feita por um profissional, fique atenta se ele está usando luvas descartáveis e máscaras;
• Faça uma esfoliação no local a ser depilado pelo menos três dias antes – e após também;
• Use cremes e loções pós-depilação, que ajudam a cicatrizar e regenerar a pele;
• Faça sessões de 30 em 30 dias – é o tempo que a camada protetora do corpo se refaz;
• Se você tem foliculite (pelos encravados e inflamações na pele), cuidado com a cera muito quente, que pode ressecar demais sua pele e dificultar a renovação natural dos pelos;
• Evite se expor ao sol após a depilação para não adquirir manchas na pele. Se o fizer, modere, e abuse do protetor solar.
Tome muito cuidado nesse momento delicado e de carinho com seu corpo. Utilize bons produtos, certifique-se que serão utilizados apenas por você e que não estão sendo reutilizados. Se for para fazer a depilação com terceiros, que seja com bons profissionais. Toda exigência é pouca nessa hora.