Alguns alimentos são popularmente conhecidos por ajudar no emagrecimento. Mas será que eles realmente funcionam?
O que alguns alimentos fazem são alterações no metabolismo, ajudam na digestão ou prolongam a sensação de saciedade. Mas lembre-se que nenhum deles tem o poder de queimar gorduras ou diminuir os pneuzinhos. Separamos os mais conhecidos e os mitos e verdades sobre eles:
• Abacaxi: a fruta é muito conhecida por “queimar gordura”, mas, na verdade, ela possui uma enzima que auxilia na digestão de gordura e proteínas tirando aquela sensação de estômago cheio.
• Pimenta, gengibre e chá verde: esses três fazem parte de um grupo de alimentos chamados termogênicos, que exigem que o corpo gaste mais calorias na hora de processá-los, do que outros, por isso ajudam na queima de calorias. Mas jamais vão fazer nosso corpo queimar mais calorias do que eles possuem.
• Produtos integrais: esses, sim, ajudam no emagrecimento, já que ajudam o intestino a funcionar melhor, ajudam a controlar o colesterol e ainda prolongam a sensação de saciedade.
• Alimentos crus: o que acontece é que ao comer alimentos crus, precisamos mastigar mais para ingeri-los; assim, além do corpo gastar mais calorias, ainda há tempo de avisar o cérebro que estamos satisfeitas, controlando a quantidade de comida que comemos.
• Farelo de aveia: o grande segredo desse alimento é que ele contém substâncias que ajudam o corpo a absorver menos gordura, além de prolongar a sensação de saciedade.
• Alface: já a alface ajuda na diminuição do excesso de líquido, desinchando o corpo.
Lembre-se que, mesmo a ingestão dos alimentos funcionais, citados acima, deve ser feita dentro de uma dieta equilibrada de baixa caloria, pois só assim serão obtidos os resultados esperados.