Final de ano é uma época em que fica muito fácil perdermos o controle financeiro. As festas, os presentes, a matrícula na escola, viagens de férias são apenas algumas das despesas extras que surgem nessa época do ano e que podem se estender em dívidas no ano que virá.
Para evitar começar um novo ano cheio de dívidas, a saída é, além de economizar, aproveitar a renda extra (13° salário, participação nos lucros etc.) que também costuma entrar nessa época e quitar as dívidas que já existem.
Segundo Janser Rojo, especialista em educação financeira, devemos começar a quitar as dívidas por aquelas que têm maiores juros. “Acabe com essas dívidas assim que possível e fique somente com aquelas que têm parcelas fixas e sem nenhum saldo atrasado”, orienta.
Economizar nos gastos que terá nessa época também ajuda a manter o controle financeiro no próximo ano. E são várias as maneiras de se fazer uma economia; vamos a alguns exemplos:
• Faça uma lista detalhada das pessoas que quer presentear, estipule o valor que pode gastar com elas e obedeça.
• Negocie com a escola a matrícula do ano seguinte. A maioria das escolas costuma oferecer descontos para pagamentos antecipados.
• Evite gastos no cartão de crédito.
• Reaproveite a decoração do ano passado ou aprenda a fazer itens decorativos com materiais recicláveis.
• Identifique excessos e corte os gastos possíveis, mesmo sendo fim de ano.
• Evite as compras por impulso; antes de comprar, reflita sobre o real motivo de estar efetuando tal compra.
Se possível, reserve uma parte dessa renda extra para iniciar uma poupança e evitar dores de cabeça no ano que começa.