Rituais de depilação fazem parte do dia a dia da maioria das mulheres. Mas existem algumas partes mais sensíveis do corpo feminino que merecem uma atenção especial na hora da depilação.
As axilas e a região íntima da mulher, por possuírem a pele mais fina, ficam mais suscetíveis ao aparecimento de manchas, foliculites e pelos encravados. Para evitar essas desagradáveis surpresas, basta tomar alguns cuidados.
Os cuidados começam com o preparo da pele antes da depilação. O ideal é que a depilação seja sempre realizada após o banho, com a pele limpa e livre de resíduos e, principalmente, de produtos que contêm álcool.
Após a depilação, a pele deve ser lavada com água e sabonete neutro; no caso da região íntima, deve ser um sabonete indicado para esta área.
Aplique um hidratante leve ou um gel à base de componentes calmantes como camomila ou calêndula. Não se deve aplicar desodorante logo após a depilação, pois os componentes químicos e o álcool presentes no produto irritam a pele que está mais sensível.
A escolha do tipo de depilação também é importante. As ceras depilatórias costumam afinar o pelo depois de algumas depilações, o que faz ser um dos métodos preferidos das mulheres, mas é mais propício ao aparecimento de foliculites ou pelos encravados se não houver a preparação e o cuidado adequado com a pele. As lâminas não tiram o pelo pela raiz, tornando mais difícil o aparecimento de foliculite e pelos encravados, porém elas engrossam o pelo e a depilação tem um tempo de duração muito menor.
No período pré-menstrual e durante a menstruação, os hormônios deixam o corpo da mulher mais fragilizado, provocando mais dor e irritação na pele. O mesmo acontece no inverno, período em que contraímos involuntariamente os músculos que ficam mais sensíveis e mais propensos à dor. Nestes períodos, uma boa alternativa são os Cremes Depilatórios, pois além de evitar a formação de pelos encravados, é um método indolor. Além disso, existem cremes desenvolvidos especialmente para regiões mais delicadas.
Não se esqueça de consultar seu médico para se informar como deve ser feita a depilação íntima, a fim de evitar infecções e problemas de saúde. Os produtos e materiais usados durante a depilação podem transmitir doenças, por isso certifique-se de que todos os materiais usados, inclusive a cera, serão descartados depois do uso.
A Neorly está sempre ao seu lado na hora dos cuidados com seu corpo. Conte sempre com a gente!