Cuidar bem da pele das mãos e das unhas faz parte de qualquer ritual de beleza. Afinal, assim como o rosto, elas também estão sempre expostas a todo tipo de agressão, como vento, poluição, raios solares, com um agravante: manuseio de produtos de higiene e limpeza, como detergentes, sabonetes, shampoo.
Toda essa exposição pode acabar tornando a pele das mãos e as unhas ressecada e sem vida. Além disso, por se tratar de áreas sem muitas glândulas sebáceas, recebem pouca hidratação natural do corpo.
A boa notícia é que bastam alguns cuidados diários para mantê-las protegidas e bem cuidadas.
Hidratação
Para começar, é muito importante hidratar bem a região. Tenha sempre um creme específico para as mãos pronto para ser usado após lavá-las ou quando sentir necessidade. O creme para as mãos da linha SPA Neorly mantém a umidade natural da pele, deixando-a sempre macia e hidratada.
Se suas mãos estiverem muito ressecadas, passe o creme e envolva com um papel-filme ou luvas e deixe agir por 20 minutos.
Esfoliação
A esfoliação das mãos também ajuda a deixá-las macias. Você pode fazer a cada 15 dias, e lembre-se de hidratá-las muito bem depois.
Proteção solar
O uso de protetor solar é indispensável, por se tratar de uma parte do corpo que está bem exposta ao sol. Lembre-se de reaplicá-lo sempre que mexer com água ou lavar as mãos (juntamente com o hidratante).
Proteção física
Sempre que for manusear produtos de limpeza, procure fazer o uso de luvas que protegem da ação dos produtos (e ainda conservam a hidratação das mãos). Use proteção também quando estiver fazendo algum tratamento com produtos com ácidos, por exemplo. Consulte sempre seu médico.
Massagem
As mãos também são uma ótima região para receber uma massagem. Separe alguns minutos por dia para massageá-las bem e verá as tensões irem embora.
Cuidados com as unhas
Com as unhas, os cuidados devem ser os mesmos. Passe o hidratante nas unhas e cutículas sempre que hidratar as mãos. Mesmo assim, você deve fazer uso de esmaltes e produtos para hidratar essa região específica.
Ao lixar as unhas, deixe-as com um comprimento confortável para executar as tarefas do dia a dia e bem limpas, pois trata-se de um local comum para o acúmulo de resíduos e bactérias.
Procure ficar sem esmalte pelo menos por dois dias entre uma pintura e outra — esse é o momento ideal para caprichar na hidratação.