As axilas são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo. Por serem uma dobra e sofrerem muito atrito com os movimentos, as axilas merecem uma atenção toda especial quanto aos cuidados com a beleza.
A falta de cuidados diários, também durante a depilação e a escolha errada do desodorante são alguns dos fatores que desencadeiam irritações, escurecimento e ressecamento da região.
Mas a boa notícia é que é possível ter uma axila saudável e com a pele bonita, desde que tomados os cuidados necessários — e, principalmente, quando se escolhe corretamente o desodorante.
Cuidados diários com as axilas
– Hora do banho: os cuidados começam no banho com a escolha de um bom sabonete antisséptico e uma esponja bem macia. Faça a limpeza de modo suave, sem esfregar. Na hora de secar, pressione levemente o local com uma toalha macia.
– Cuidados com a depilação: é muito importante ter cuidados especiais na hora de se depilar para amenizar as consequências. Lembre-se de fazer uma esfoliação leve com pelo menos 24 horas de antecedência da depilação. Se esta for feita com lâmina, uma boa dica é realizá-la durante o banho e com produtos que auxiliam o equipamento a deslizar. Já se a depilação for feita com cera também é necessário o uso de produtos que ajudam a proteger a pele. Lembre-se também de cuidar da pele após esse procedimento.
– Hidratação diária: costumamos hidratar todo o nosso corpo e esquecemos das axilas, mas é essencial a hidratação, que ajuda a pele da região a se recuperar. Não esqueça de hidratar as axilas quando estiver hidratando a pele do restante do corpo.
Escolhendo o desodorante
A escolha correta do desodorante é muito importante para manter as axilas saudáveis. Prefira sempre desodorantes com fórmulas suaves e que não deixam resíduos, pois, dessa forma, não agridem a pele.
Desodorantes com componentes bactericidas são ótimos, pois inibem a proliferação de bactérias no local.
Existem também desodorantes com uma fórmula desenvolvida especialmente para o tipo de pele dos adolescentes e que conseguem ser eficientes mesmo com a rotina agitada deles.
Cuidar bem das axilas exige atenção, mas é tarefa simples e não precisa de muito dinheiro. Proteja-se!