A autoestima é altamente impactante na nossa vida, no nosso dia a dia e nas nossas realizações. É o sentimento de valor e importância que temos sobre nós mesmas.
Quem tem a autoestima elevada confia em suas percepções, nas suas iniciativas e capacidade, lida melhor com as outras pessoas e com situações adversas.
A construção da autoestima começa na infância, e os pais têm papel fundamental nesse processo. Eles devem estabelecer uma comunicação efetiva com os filhos, valorizando seus sentimentos, pontos de vista e realizações.
Durante a adolescência, é comum que a autoestima fique um pouco abalada, pela própria fase, que é repleta de descobertas, e que precisamos a todo momento lidar com novas e desconhecidas situações. Nesse momento, o tempo de qualidade e a boa comunicação ajudam a lidar com esses novos sentimentos e fortalecer a autoconfiança.
Mas durante a fase adulta também precisamos, o tempo todo, estar reforçando e construindo esse sentimento. E, para isso, é importante cuidar das várias áreas da nossa vida.
Cuidar bem do nosso corpo é um desses pilares. Se estamos bem fisicamente, ficamos mais dispostas para viver a vida que desejamos e confiantes para enfrentar nossos problemas. Nossa saúde física, beleza e bem-estar devem estar em dia. Para isso, devemos prezar sempre por uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e cuidados com o corpo — neste quesito, aliás, você conta com uma linha completa para os cuidados com a pele da Neorly.
Nossa saúde mental e espiritual também têm papel fundamental na construção e manutenção de uma autoestima elevada. Buscar atividades que nos dão prazer, manter o estresse sobre controle, buscar formas de renovar as energias e estar em contato com pessoas otimistas e agradáveis são caminhos essenciais que fortalecem o sentimento de valorização, tão importante para nós.
Se alguma dificuldade surgir no caminho, lembre-se que existem profissionais e terapias alternativas que podem auxiliar na construção e manutenção da autoestima nas diversas fases de nossas vidas.