Apesar de bastante difundida, a depilação com cera quente ainda deixa dúvida na cabeça de muitas mulheres. Dúvidas como: pessoas alérgicas podem se depilar com cera quente? Causa varizes? Que tipo de alergia pode causar? Por isso, separamos sete fatos e mitos sobre a depilação com cera quente para ajudar você a tirar algumas dúvidas sobre este método. Confira!
1. A cera quente causa varizes.
Mito. A depilação com cera quente não causa varizes. Varizes são causadas por problemas hereditários, uso contínuo de salto, sedentarismo, entre outros. A ação da cera quente é superficial, não atingindo os vasos ou veias que se localizam muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera quente não são capazes de chegar. Ainda assim, “o ideal é que a pessoa que tem varizes procure um especialista que a oriente quanto ao método de depilação mais indicado em seu caso, pois em alguns casos graves de inflamação a pessoa não poderá usar nem a lâmina”, alerta Caroline Venancio, sócia da Posé Depilação Expressa, unidade Santo André.
2. Pessoas alérgicas não podem fazer depilação com cera quente.
Mito. Primeiramente é necessário conhecer os agentes causadores da alergia na sua pele. Se os agentes causadores da alergia estiverem presentes na fórmula, não use o produto. O ideal é conversar com o seu médico que pode tirar todas as suas dúvidas em relação aos produtos que pode usar.
3. A cera quente causa flacidez na pele.
Mito. A flacidez na pele é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno. A ação da cera é apenas superficial na pele e não atinge essas fibras. Para evitar a flacidez, você deve manter a pele sempre limpa, hidratada, evitar a exposição ao sol, praticar exercícios físicos e adotar uma dieta balanceada.
4. A depilação com cera quente é menos dolorida do que a depilação com cera fria.
Verdade. A temperatura mais elevada abre os poros facilitando a saída do pelo e causando menos dor.
5. A dor causada pela depilação com cera quente será sempre a mesma.
Mito. A partir da terceira depilação, os pelos se tornam mais finos, o que causa menos dor.
6. É preciso intercalar outros métodos de depilação com a cera quente para não irritar a pele.
Mito. A depilação apenas com cera quente não irrita a pele se tomados os devidos cuidados, como escolher um produto de qualidade, hidratar sempre o local, entre outros. Caso a pele irrite ou os pelos se encravem, por não serem tomados os cuidados necessários, pode-se fazer uso da lâmina ou do creme depilatório, pois são métodos que não arrancam os pelos pela raiz e podem restabelecer a boa condição da pele e dos pelos para a próxima sessão com cera quente. A esfoliação com regularidade também prepara os poros e a pele para a próxima sessão da depilação com a cera quente, minimizando riscos de irritação ou encravamento dos pelos.
7. O tempo médio entre uma depilação e outra com cera quente é de 28 dias.
Verdade. Esse é o tempo médio que a pele demora para se regenerar e o pelo para chegar no tamanho ideal para que possa ser tirado com cera.
Faça sempre uso de produtos de qualidade que não provocam irritação na pele. A Neorly possui uma linha completa de depilação. Conheça! Com certeza, tem um produto feito para você!