Skip to main content
Menopausa como superar esta fase tão difícil.
ago 04

Menopausa como superar esta fase tão difícil.

neorly-blog-post-163
A menopausa refere-se ao período do funcionamento do organismo feminino depois da última menstruação espontânea. Ou seja, ela diz respeito ao intervalo de tempo em que se encerram os ciclos ovulatórios e, consequentemente, menstruais devido às alterações hormonais. É importante salientar que só se pode falar em menopausa um ano após o derradeiro fluxo menstrual, pois é comum ainda menstruar irregularmente ao longo desses 12 meses. Esse momento de transição que antecede a menopausa recebe o nome de climatério e significa a passagem da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva do corpo da mulher.
De forma gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona deixam de ser produzidos. Por serem os responsáveis por uma série de ações no organismo, a falta dessas substâncias pode acarretar sintomas bastante desagradáveis como pele ressecada, calorões, insônia e diminuição da libido, por exemplo. No entanto, existem algumas recomendações que irão auxiliá-la a reduzir os inconvenientes desse estágio complicado na vida da mulher.

Dicas para aliviar os incômodos da menopausa

Primeiro, cabe ressaltar que a menopausa é uma ocorrência absolutamente natural e que ela não precisa comprometer a sua qualidade de vida. Nessa etapa, é fundamental marcar consultas regulares com um ginecologista de sua confiança. Somente um especialista poderá avaliar os problemas específicos da paciente e explicar com detalhes os prós e contras da reposição hormonal. Isso porque a terapia com hormônios é contraindicada para quem possui histórico familiar de câncer de mama, trombose e doenças do coração. Seja qual for a decisão tomada em relação ao tratamento medicamentoso, há pequenas mudanças simples que irão ajudar você a lidar com os possíveis desconfortos dessa fase. Uma sugestão bem útil em qualquer momento da vida é manter uma alimentação balanceada.

Porém, durante a menopausa é especialmente vital acrescentar fibras nas refeições. Invista também em produtos ricos em cálcio como espinafre, tofu, brócolis e linhaça. Em conjunto, comece a ingerir suplementos de vitamina D ainda em pré-menopausa para potencializar a absorção desse mineral. Com isso, você evita a perda de densidade óssea típica da idade. Aproveite as propriedades diuréticas de frutas e chás para eliminar toxinas, bem como reduzir a retenção de líquidos. Além disso, é aconselhável diminuir o consumo de café, refrigerantes e demais estimulantes, tendo em vista que essas bebidas pioram eventuais crises de insônia. Conforme demonstram diversos estudos, dormir o suficiente tem reflexo positivo na aparência e no humor das pessoas.

Para controlar o ressecamento da pele e dos cabelos, use produtos com bons ingredientes hidratantes. Por sua vez, se o ressecamento vaginal também for uma adversidade, fale com o seu médico sobre a aplicação de um creme tópico com estrogênio. Eleja cremes cosméticos que apresentem ação antienvelhecimento e garantam o brilho capilar. Fazer exercícios ameniza um dos principais sinais da menopausa: as ondas de calor. Isso sem contar os outros benefícios da prática frequente de atividades físicas, já amplamente difundidas. Às mulheres que estão passando por tal momento, indica-se, sobretudo a natação, a caminhada e corrida. Se possível, alterne modalidades aeróbicas com musculação para obter os melhores resultados. Por fim, priorize o seu bem-estar mental e físico com uma rotina que seja prazerosa para você.

Related Posts

Depilação de pelos grossos: o que usar e que cuidados tomar

Em algumas partes do corpo encontramos pelos mais grossos e que merecem uma atenção especial...

Gel Redutor de Medidas

Benefícios do Gel Redutor de Medidas Neorly

A celulite e a gordura localizada são os “terrores” de algumas mulheres. Para melhorar essas...

Bonita até na academia

É cada vez maior o número de mulheres que praticam esportes nas academias diariamente. Além...