O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres no Brasil atualmente, seguido do câncer de útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012 ocorrerão no Brasil quase 53 mil novos casos só de câncer de mama e cerca de 13 mil óbitos por esse tumor.
Os números são elevados porque a maioria das mulheres só descobre a doença em estágio avançado, quando os tratamentos não são tão eficazes. Por isso, os exames preventivos regulares se tornam tão importantes, pois podem detectar a doença em estágios iniciais, quando as chances de cura aumentam consideravelmente.
Identificação do câncer em mulheres
Para identificar o câncer de mama, a mulher deve realizar o autoexame e o exame clínico anualmente. Para as mulheres acima de 40 anos, é necessário também a realização da mamografia.
Já no caso do câncer de útero, recomenda-se que o exame preventivo – conhecido como Papanicolau – seja feito a cada seis meses.
E, em ambos os casos, é necessário o acompanhamento periódico do médico, e em casos de um novo sinal ou sintoma, o médico deve ser procurado imediatamente.
Tratamento do câncer em mulheres
O tratamento para o câncer de útero depende de cada caso, principalmente se a mulher já é ou não mãe, e também do estágio da doença. Mas na maioria dos casos, o tratamento requer radioterapia e/ou cirurgia.
No câncer de mama, a radioterapia e a quimioterapia são os tratamentos tradicionalmente mais utilizados. Mas tudo depende também de cada paciente, do estágio da doença, e os médicos podem optar, também, por uma combinação de tratamentos.
Como prevenir o câncer em mulheres
Algumas atitudes podem diminuir a chance do desenvolvimento do câncer em mulheres. Para o câncer de útero recomenda-se uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares. Além disso, como 90% dos casos do câncer de útero estão relacionados com o vírus HPV, recomenda-se também o uso de camisinha em todas as relações sexuais, e, se possível, a imunização através de vacina.
Já o câncer de mama possui alguns fatores de risco, que podem ser evitados pelas mulheres, como o uso prolongado de anticoncepcionais e a obesidade após a menopausa.
Busque orientação. Previna-se.