As atividades físicas trazem uma série de benefícios para o corpo e mente. Mas muitas pessoas miram apenas o aspecto estético e vão em busca de um corpo mais bonito. Estas acabam tendo um plus nos resultados, pois veem que, além de deixar o corpo mais atlético, esses exercícios melhoram a autoestima, as funções cardíacas, dão mais resistência e força, e por aí vai. E não estamos falando apenas de musculação, mas de atividades físicas em geral.
Caminhada, corrida, andar de bicicleta, a própria musculação, yoga, o badalado MMA (Artes Marciais Mistas) e muitas outras estão aí, e você pode experimentar e decidir qual é a sua preferida. Porém, antes de começar qualquer atividade física é primordial que você se consulte com um médico, que fará uma avaliação, para, quem sabe, apontar limitações e até ajudar a escolher a melhor modalidade para você.
Ter acompanhamento de educadores físicos e alimentares, como endocrinologistas e nutricionistas, também é algo que você não deve abrir mão. Exercícios feitos incorretamente e sem o acompanhamento de profissionais podem resultar em lesões e dores musculares, e você não vai querer tê-las, vai?
Além de realizar medidas objetivas do aluno, como peso, altura, medidas do corpo, percentual de gordura, etc., é o profissional de educação física quem deve desenvolver um programa indicado às suas necessidades, conhecendo seu condicionamento físico por meio de agachamentos, movimentos de empurrar e puxar, entre outros. Em seguida, o iniciante deverá realizar ainda testes físicos para saber como está o condicionamento físico e relacionar com as funções cardiovascular, neuromuscular e flexibilidade.
A pessoa que inicia atividades físicas deve ter em mente que os resultados não vêm do dia para a noite, por isso deve pegar leve e ir aumentando a carga de esforço e de tempo gradativamente. Duas vezes por semana no início, em média uma hora e meia por dia, é um tempo razoável. O risco de se pegar pesado é ter os resultados inversos ao que se espera. Isso é importante também para você não se distanciar das atividades físicas por uma simples precipitação sua.
O personal trainer Carlos Klein sugere, para quem está iniciando as atividades físicas, um treino que comece por exercícios para corrigir os pequenos problemas de postura, alongamento e flexibilidade. Corrigindo isso, é possível iniciar um trabalho mais voltado para a conquista do objetivo de cada aluno. Se a intenção é perder peso, o ideal é um treino de alto gasto calórico. Quanto mais exaustivo, mais gordura irá queimar. Para quem quer ganhar músculo, o ideal é um treino voltado para a hipertrofia muscular, fazendo séries de exercícios com cargas mais pesadas. É importante sempre mudar a intensidade dos exercícios para o corpo não se acostumar e, assim, responder de uma forma mais rápida. Em ambos os casos, uma alimentação balanceada é imprescindível para alcançar os objetivos.
Os últimos lembretes para você são:
Alimente-se pelo menos 30 ou 40 minutos antes da atividade física; hidrate-se bem; se não gosta de ir sozinha, procure alguém que possa ajudar a motivá-la. Só não fique parada e sedentária. Mexa-se!