Pés macios e lisos são uma delícia, mas na maioria das vezes eles são esquecidos e acabam ressecados e ásperos. Como a pele da região possui menos glândulas sebáceas, acabam ressecando com mais facilidade do que outras áreas do corpo. Além disso, outros fatores pioram o ressecamento nos pés, como falta de hidratação interna e externa, a pressão exercida sobre eles, a exposição à poeira e ao sol.
Com a pele muito seca, é comum o aparecimento de rachaduras, que além de serem incômodas, podem chegar a doer; por isso é tão importante termos um cuidado especial com essa região.
Como cuidar de pés ressecados
Se eles já estão rachados e ressecados, é necessário fazer um tratamento para recuperá-los. Siga as seguintes dicas:
1ª Dica:
Coloque 1 litro de água morna em uma bacia, com ½ copo de vinagre e deixe os pés imersos por mais ou menos 20 minutos. Além de relaxar, ajuda a tirar a aspereza da pele.
2ª Dica:
A hidratação é fundamental e a parte mais importante. Escolha um creme próprio para os pés e hidrate diariamente a pele. Produtos com manteiga de karité, por exemplo, são altamente hidratantes. Você pode aproveitar esse momento e fazer uma massagem, auxiliando na hidratação e também no descanso dos pés.
3ª Dica:
Somente lixe os pés no processo de recuperação da pele; quando ela estiver lisinha, o uso da lixa deve ser banido, já que estimula o “endurecimento” da pele no local.
Antes de lixar, deixe os pés de molho por pelo menos 20 minutos e utilize uma lixa fina, sem afinar demais a pele, somente para retirar o excesso.
4ª Dica:
A esfoliação auxilia na remoção de células mortas. Escolha o esfoliante de sua preferência e faça movimentos circulares em todo o pé, principalmente na região do calcanhar.
5ª Dica:
Beba pelo menos 2 litros de água por dia e mantenha sempre uma alimentação equilibrada; dessa forma, não só a pele dos pés, mas de todo o corpo será beneficiada.
Como prevenir rachaduras nos pés
Além dos cuidados já citados acima, é necessário ter um cuidado especial na escolha dos sapatos. Alguns tipos de calçados acabam intensificando a pressão nos dedos dos pés, como os saltos. Já as rasteirinhas causam uma maior pressão no calcanhar, por isso o ideal é que se faça um revezamento com os tipos de sapatos para não sobrecarregar nenhuma parte.
Sempre que possível, deixe os pés respirarem, coloque-os para cima e faça uma massagem. E claro, lembre-se sempre da hidratação.